![](https://static.wixstatic.com/media/3858af_20ba3955b151433aa42ab96b53059144.png/v1/fill/w_1920,h_1265,al_c,q_95,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/3858af_20ba3955b151433aa42ab96b53059144.png)
LINHAS DE PESQUISA
Fisiologia e Ecofisiologia de Plantas Forrageiras
A morfogênese é definida como a dinâmica de geração e expansão da forma da planta no espaço, podendo ser expressa em termos de aparecimento (organogênese) e expansão de novos órgãos e de sua senescência. O objetivo dessa linha de pesquisa é avaliar a taxa de crescimento relativo, as caracterÃsticas morfogênicas (taxa de alongamento do colmo, taxa de alongamento de folhas, taxa de aparecimento de folhas e duração de vida das folhas) e as caracterÃsticas estruturais (relação folha/colmo, comprimento de folhas, densidade de perfilhos e número de folhas vivas por perfilho) de plantas forrageiras em condições de pastejo, parcelas ou cultivadas em vaso.
Conservação de Forragem
A estacionalidade de produção das gramÃneas forrageiras é uma realidade que acontece em qualquer lugar do mundo, sendo portanto, necessário o planejamento de estratégias que visem diminuir os seus efeitos sobre a produção animal. O objetivo dessa linha de pesquisa é avaliar as principais técnicas de conservação de forragem (silagem, fenação e diferimento).
Nutrição e Adubação de Plantas Forrageiras
A adubação de pastagens é sem dúvida uma das estratégias de manejo que podem alterar significativamente a produtividade de forragem e contribuir para a manutenção de elevados Ãndices de produção animal. Nesse sentido, o objetivo dessa linha de pesquisa é avaliar as diferentes fontes e doses de fertilizantes ou a combinação de ambos na produção das plantas forrageiras, nas condições do Baixo ParnaÃba Maranhense.
Avaliação de Alimentos para Animais
Existe uma variedade de alimentos que podem ser utilizados em dietas para ruminantes, sem comprometer o desempenho, possibilitando redução nos custos, de produção, todavia, é necessário o conhecimento da composição quÃmico-bromatológica. Nesse sentido, o objetivo dessa linha de pesquisa é avaliar fontes alternativas para a alimentação de ruminantes nessa Região.